domingo, 12 de janeiro de 2014

Moussaká

 

Ola!!!! amigas!!! hoje o almoço foi um prato da cozinha Grega o Moussaká, adoro sempre fazer pratos diferentes e sempre busco receitas novas………pesquisando na net encontrei uma receita de Moussaká, e lembrei quando fiz um curso de Tecnico de Cozinha em 2007, o segundo modulo era a cozinha internacional e se fez muito esse prato, e realmente eu nunca tinha feito aqui em casa, por isso resolvi fazer e compartilhar com todas vocês.O moussaká é considerado internacionalmente como o prato representativo da culinária grega,O nome moussaká não é uma palavra de origem grega, provavelmente sua origem é árabe. Os gregos só fazem moussaká em ocasiões especiais,Seja lá qual for a origem, a verdade é que os gregos é que deram a este prato a fama, o sabor e sua forma atual.Normalmente é feito com carne de cordeiro, mas fica saborosa também com carne moida , e com uma pitada de canela deixa com um toque especial.

Vamos a receita:

 

 

CIMG0011

Μουσακάς (Mussakás) 
Moussaká


Ingredientes:


Para a montagem:


1 kg de berinjelas (4 a 5 grandes),1 kg de batatas cortadas em rodelas grossas,50 gr de queijo ralado,Óleo para fritar
Molho de carne:
½ kg de carne moída (patinho ou alcatra),1 cebola média,3 colheres de sopa de extrato de tomate (com Elefante o sabor fica melhor),Sal a gosto,Pimenta do reino a gosto,Uma pitada de canela (opcional),Uma colher de chá de açúcar , Uma pitada de noz moscada (opcional),1 folha de louro (opcional),½ xícara de chá de vinho (eu prefiro usar o tinto), 1 xícara de chá de água quente,Azeite


Molho bechamel:
4 colheres (sopa) de manteiga,8 colheres (sopa) de farinha de trigo,Sal a gosto,2 ovos,4 xícaras de chá de leite, 50 gr de queijo ralado.


Modo de Preparo:
Das berinjelas:
Corte fatias longitudinais de cerca de 1 cm de espessura. Frite em óleo quente e deixe secar bem em papel absorvente. Opção 1: frite em frigideira larga ou em chapa com apenas um fio de azeite. Opção 2: grelhe as berinjelas umedecidas com azeite.


Das batatas:
Frite em óleo quente até formar uma casquinha dourada e deixe secar em papel absorvente. Opção 1: Cozinhe as batatas. Não fica tão saboroso mas, para quem precisa evitar frituras, é uma opção.Opção 2: Asse as batatas no forno com um fio de azeite até formarem uma casquinha dourada. Opção 3: Grelhe as batatas umedecidas com azeite.


Do molho de carne:
Aqueça o azeite numa panela e refogue bem a carne moída. Adicione a cebola e refogue. Coloque o extrato de tomate e refogue mais um pouco. Junte o vinho, a água e os temperos e deixe cozinhar em fogo baixo durante cerca de 15 minutos ou até o molho ficar mais sequinho.


Do molho bechamel:
Leve ao fogo a manteiga deixe derreter e adicione a farinha mexendo rapidamente. Junte aos poucos o leite (devagar e mexendo sempre para não empelotar). Quando terminar de juntar o leite apague o fogo.Tempere com o sal e misture o queijo ralado. Numa tigela, bata as claras até espumar bem (não precisa bater até o ponto de neve), junte as gemas e bata até ficar homogêneo. Junte os ovos batidos ao creme na panela aos poucos e mexendo sempre para não talhar.


Montagem:
Pré-aqueça o forno a 200 oC. Numa forma funda, monte o moussaká colocando as batatas, salpique com queijo ralado, as berinjelas, queijo ralado, o molho de carne, as berinjelas e por último o molho bechamel. Coloque no forno para assar por cerca de 45 minutos ou até formar uma crosta mais escura.Deixe esfriar bem antes de cortar.


Algumas dicas e alterações:
- Não tire as cascas das berinjelas para não desmancharem ao montar o prato.- Não corte as berinjelas em rodelas porque fica parecendo que a comida tem muita casca.- Na montagem do moussaká, usar as batatas no fundo da forma porque elas absorvem os líquidos e permitem o corte do moussaká sem desmanchar. - Deixe esfriar bem antes de cortar o moussaká para não desmanchar. Ao tirar do forno a comida ainda está cheia de líquidos que serão absorvidos enquanto esfria.- Se preferir fazer sem batatas, deixe as berinjelas secarem bem antes de montar na forma e use um molho de carne bem sequinho. - Pode ser necessário usar mais leite no molho bechamel, depende do tipo de farinha usada. O molho deve ser espesso como mingau. - Experimente as variações: faça o moussaká só de batatas, só de abobrinhas ou misturando batatas e abobrinhas ou abobrinhas e berinjelas ou ainda abobrinhas, batatas e berinjelas.- Os temperos do molho são sempre uma questão à parte: utilize os temperos de sua preferência. Pode-se acrescentar salsinha, cebolinha, etc.- Para quem não tem paciência ou destreza para fazer o bechamel com farinha, segue  outra opção :

1 ½ litro de leite ,6 colheres bem cheias de amido de milho,Sal,1 colher de manteiga,50 gr de queijo ralado,2 ovos,,Numa panela, coloque o leite e o amido de milho. Aqueça mexendo sempre até engrossar e apague o fogo. Adicione a manteiga, o sal, o queijo e os ovos batidos como explicado anteriormente.

 

CIMG0002 (2)Refogar a carne moida com os temperos.

CIMG0008

CIMG0009

Faça o bechamel, deixe esfriar para acrescentar as clara batidas com as gemas.

Não se preocupe se ficar com grumos, use um mixer ou liquidificador.

CIMG0001 (3)

Preferi usar uma chapa para fazer as beringelas e as batatas.

CIMG0003 (2)

Coloque as batatas num recipiente e umedeça com oleo,

faça a mesma coisa com as beringelas.

CIMG0005 (2)

Montagem do prato:

Numa forma refratária alta, coloque as batatas e queijo ralado.

CIMG0006 (2)

Depois um pouco das beringelas e o queijo ralado.

CIMG0007

A carne moida, mais uma camada de beringela.

CIMG0010

Por último o bechamel, asse em forno pré-aquecido por 45 minutos ou até dourar.

 

Καλή όρεξη

Bom Apetite.

2 comentários:

sisi sartor disse...

Adorei a receita, diferente, nunca experimentei. Boa semana.

Soleluaartes disse...

Faça que vc vai gostar, muito boa mesmo. Ótima semana pra vc.