sábado, 16 de fevereiro de 2013

Licor Italiano

 

Olá!!! hoje resolvi comentar e postar alguma coisa sobre um licor maravilhoso italiano  “Limoncello”, vamos saber o que é o limoncello ? é um licor de limão produzido originalmente no sul da Itália especialmente na região do golfo de Nápoles, na costa Amalfitana e nas ilhas de Ischia e Capri, havendo também produção na Sicília e na Sardenha. É feito à base de limão, álcool, água e açúcar; deve ser mantido no congelador e, conseqüentemente, bebido bem gelado.

      

 

 

Uma curiosidade


Na Sicília, onde existia sempre o problema da água potável, era em voga utilizar nos reservatórios domésticos de água vários limões cortados ao meio. As pessoas por sabedoria popular conheciam seu poder desinfetante e anti-oxidante, a pesquisa moderna deu razão a esta sabedoria antiga. Devemos encontrar nesta sabedoria e neste uso ancestral o motivo pelo qual ainda hoje oferecemos um copo de água com uma pequena fatia de limão.

O Limão “Siciliano”


Conhecido como a Citrus limão, da família Rutaceae, o Limão "Siciliano" é apreciado por suas muitas propriedades benéficas e, por essa razão, desde os tempos antigos, era considerado uma espécie de panacéia para todos os males. Ele vem de uma árvore que pode atingir 6 metros de altura com pétalas brancas e frutos amarelos que são de forma oval com um botão na parte superior e uma forma pontiaguda na outra extremidade. O espaço de nossa casa é pequeno, mas mesmo assim meu marido conseguiu um pé de limão siciliano , ele se dedica muito para que  tenhamos frutos bons e bonitos. A cada flor que nasce e se transforma em um fruto  ele vibra muito e fica feliz de poder um dia fazer um licor de limoncello com os limões cultivados em nosso pequeno jardim, por enquanto quando temos vontade de fazer um limoncello compramos os limões no mercado  Veja nosso pé de limão siciliano e a receita do limoncello abaixo:

CIMG0005 

 

 CIMG0004

 

CIMG0002 (2)

 

Receita  Limoncello

 

6 limões sicilianos

1 litro de álcool de cereais ( 95 graus) se compra na farmácia de manipulação

1 litro de água

1 kg de açúcar

Modo de fazer

 

 

Lave bem os limões, segue e descasque bem fino, sem incluir a parte branca ( que deixa um sabor amargo). Coloque as cascas  em um vidro com tampa e misture o álcool de cereais. Deixe descansar em um lugar escuro e fresco por 6 dias.Ao termino deste período, leve ao fogo a água e o açúcar, deixando ferver e dissolver todo o açúcar, coe o liquido, adicionar a calda. Espere esfriar um pouco e colocar em garrafas e levar ao congelador, onde são mantidas até a hora de servir.Não se preocupe porque o licor não congela.Se preferir adicione sementes de 1 fava de baunilha quando se prepara a calda, dá um sabor especial ao limoncello.

Nenhum comentário: