terça-feira, 27 de novembro de 2012

Meu marido que fez – Bordado de Assis

Pedi para meu marido bordar 2 toalhinhas para colocar nas caixas que fiz para presentear minhas professoras, ele borda ponto cruz no avesso perfeito. Então ele bordou as 2 toalhinhas em ponto Assis, ficaram lindas….. e o avesso como sempre perfeito. Veja como ficou:

 

 

começando o bordado de AssisCIMG0001Bordado de Assis 

CIMG0001 (2) avessoCIMG0002 (2)

Esse só a flor é bordado com ponto Assis, o nome em ponto cruzCIMG0003 (2)

 

AvessoCIMG0004  CIMG0005 (2)

Bordado de Assis: técnica que tem sua origem na cidade italiana de Assis. Muito utilizada na confecção de peças sacras, esta técnica é uma variação do ponto cruz. A diferença está no fundo do trabalho, que é preenchido e faz com que o desenho central apareça delineado pelos contornos. Nos monásticos séculos 13 e 14, as bordadeiras desenvolveram um estilo de decorar os tecidos com linhas finas,quase que evocando um fino traçado a nanquim e “pintavam” os fundos com fios de seda. Essas primeiras peças eram destinadas a fins religiosos, como, por exemplo, toalhas de altar e casulas sacerdotais.
A partir do século 16, o bordado de Assis tornou-se popular, e a ele agregou-se uma larga lista de motivos, muito baseados no imaginário renascentista, com sátiras e criaturas místicas.
Entretanto, nos séculos seguintes, o interesse por tal estilo de trabalho manual declinou, e muitos dos desenhos e peças se perderam. Em 1902 estabeleceu-se o Laboratório de Recreativo Festivo Femminile San Francisco de Assisi, e diversos técnicas manuais tipicas daquela região, foram resgatadas em workshops, e com elas muitas mulheres ajudaram a florescer novamente o bordado Assis.
Nos últimos 20 anos, uma versão moderna do Assis estimulou ainda mais a prática do bordado. Novas cores e desenhos foram agregados, e o mundo inteiro passou a admirá-ló e a plicá-lo em peças decorativas e até na moda.Assis, a cidade de oração e paz, pode ser corretamente chamado a cidade de trabalho. Seguindo o exemplo de Santa Clara de Assis, muitas mulheres  buscavam a paz nas sombras do claustros, dividindo o dia entre o trabalho e a oração.

 

                                                                                         Cidade de Assis na Itália

                                                                                                     Bordado de Assis

3 comentários:

Valéria disse...

Visitei Assisi. Emocionante assistir a missa, ver a fé das pessoas, a conservação da cidade, o artesanato... Uma viagem no tempo.

Valéria disse...

Visitei Assisi. Emocionante assistir a missa, ver a fé das pessoas, a conservação da cidade, o artesanato... Uma viagem no tempo.

Soleluaartes disse...

Também acho uma cidade de paz e bem, amo a Itália , mas Assis e cidade de meus sonhos. Valeria estive esse ano novamente na Itália e Assis e a primeira cidade que vou. Nós fizemos uma página no facebook chamada

https://www.facebook.com/ITALIA-SPETTACOLARE-1393827664264496/?ref=bookmarks Da uma olhada . ObG por me visitar