domingo, 22 de maio de 2011

Ola!!! hoje resolvi postar o jantar que meu marido fez no sábado, de vez em quando ele gosta de ir para cozinha.....ele fez um prato muito especial e muito saboroso que faz parte da culinária italiana ( prato medieval) que se chama Peposo alla fornacina d'Impruneta (Peposo à Impruneta ).

Ingredientes

1 kg de músculo , usamos paleta
Vinho Chianti ( típico da Toscana)
20 grãos de pimenta preta
5 dentes de alho com casca
pão italiano
1 maço composto de sálvia e alecrim
sal

A preparação

Em uma panela de barro grande, coloque o músculo em cubos não muito pequenos. Adicione os dentes de alho com casca, sal, pimenta e o maço de ervas. Cubra com o vinho e cozinhe em fogo moderado no forno ou no fogão, até que a carne fique macia. Toste as fatias de pão no forno ou na grelha, despeje o peposo e sirva imediatamente.




O peposo - Curiosidades

É um prato típico de Impruneta, uma cidade das Colinas Florentinas, a renomadissíma "terra de Impruneta" (uma argila com areia, carbonato de cálcio e óxido de ferro, que dá a cor avermelhada da cerâmica seus distintivos), de onde obtemos cerâmica, tijolos e outros materiais  cozidos (Cotto di Impruneta).
Na verdade, foi a admissão de trabalhadores em olarias (no forno) que criou esta receita: Num canto do forno, colovam uma panela de barro com todos os ingredientes cobertos com vinho, depois de cinco horas, o prato estava pronto. Diz-se que no momento da construção da famosa cúpula de Brunelleschi do Duomo de Santa Maria dei Fiore, que então é a Catedral de Florença, o "forneiros" envolvidos na queima dos tijolos fez uso extensivo deste prato. O longo tempo de cozimento, a pimenta e o vinho Chianti, constantemente induziam os trabalhadores à comer juntos com o  peposo, um pouco de pão e tomar bebidas fortes para se reestabelecer do cansaço do dia.

Um comentário:

Ana Mello Vianna disse...

Hum, parece uma delícia... é muito bom ter um marido prestativo né? O meu tb é e eu a d o r o isso...

BEijinhossss